Tomando os meios de produção na internet desde 2007


Biscoiteira

biscoitos cor creme em formato de coração, com uma bolinha vermelha de goiabada no centro

A minha relação com a cozinha é meio complicada. Quando ela foi parar integralmente nas minhas costas, eu comecei a desgostar dela. Era outra coisa cozinhar com a minha mãe. Depois que ela se foi, e agora com meu horário de trabalho que não me deixa tempo pra nada, cozinhar se tornou martírio e fonte de ansiedade constante.

Deixando as minhas paranoias de lado, ou não, essa ultima semana eu entrei em um hiperfoco de fazer biscoitos.

Eu já havia passado por essa obsessão antes, mas faz muitos anos que eu não asso um biscoitinho.

Eu andei com vontade de comer um bom biscoitinho caseiro e, embora tenha uma ótima lojinha de doces do meu antigo bairro que ainda vende bolachinhas e biscoitinhos caseiros deliciosos, me bateu a vontade de fazer os meus.

O que é uma raridade ultimamente, que tenho evitado ao máximo pisar na cozinha. Comecei a comprar marmita congelada por volta de outubro do ano passado e tem sido uma mão na roda, e uma dor no bolso. Mas vale o preço só de não passar neura e calor na minha cozinha.

Mas fiquei com vontade de fazer os docinhos e fiz. No sábado passado, saiu a primeira fornada, bem caprichada, até desenterrei meus cortadores de biscoito do fundo do armário. Derreti chocolate meio amargo para banhar a maioria deles. O resto fiz quase que exclusivamente pra mim, com goiabada, que são meus favoritos.

A segunda fornada saiu na terça feira, um dia extremamente atípico para estar na cozinha. É que eu tinha ido ao oftalmo e descoberto o resultado não muito bom dos meus exames que fiz. Daí, fiquei tão ansiosa e não conseguia pensar em outra coisa, que entrei na cozinha para fazer biscoitos. Não estava já tão com vontade de caprichar tanto, e só moldei bolinhas e coloquei o resto do chocolate e da goiabada. Minha irmã disse que essa fornada ficou “inferior” a outra, mas eu achei muito boa. E me distraiu um tantinho.

Nesse último sábado, eu voltei a fazer mais uma fornada. Não ia sossegar até fazer os biscoitos em xadrez e rocambole. Não tive aquela paciência de esperar esfriar, moldar, esfriar, etc. Taquei um pouco no freezer mesmo. O calor também não estava ajudando, pois eles são pura manteiga, que estava derretendo rapidamente.

vários biscoitos redondos e quadrados, de massa creme e de chocolate. Os da frente tem um pedaço de goiabada no centro
Queria algo conceitual, mas a foto ficou péssima na luz da cozinha e ainda tremida, mas tirei rapidão mesmo, depois que saiu do forno.

Ficaram bem gostosos, apesar de tudo. E também ajudou a me distrair um tanto, pois eu ainda estava preocupada com o exame oftalmológico adicional que eu fiz hoje.

Tudo isso foi pra dizer que eu achei curioso que a mesma ansiedade que me afasta da cozinha também me fez voltar pra ela. Mas só assim, sem compromisso, assando biscoitinhos (e não pensando na comida da semana inteira).

E a receita desses deliciosos petit fours é daqui. A montagem do quadradinho e rocambole aprendi aqui, mas usei a receita do petit four.

edit: inserindo o meme do Stu



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *